Brooklyn , sem pai nem mãe de Jonathan Lethem, um turbilhão de vozes na literatura policial

Jonathan Lethem

Esqueça todos os detetives da literatura policial moderna que você conhece. Os métodos e as personalidades que conhecemos nesse gênero de literatura são quase sempre os mesmos. Por conta disso é que o americano Jonathan Lethem, autor de Brooklyn, sem pai nem mãe, decidiu inovar no que diz respeito a trama e personagem desse thriller policial.

Lionel é um sujeito pirado. Criado em um orfanato, sempre fora na infância e adolescência, motivo de bullying devido à sua doença, a Síndrome de Tourette, uma doença que se manifesta de diversas formas, entre elas, tiques compulsivos, gestos bizarros e o estranho hábito de beijar quem aparecer em seu caminho.

Após ser escolhido pelo pequeno e sorrateiro mafioso do Brooklyn, Frank Minna, Lionel sai do orfanato e consegue trabalho no seio da pequena organização criminosa de Frank, uma mistura de agência de detetives com equipe de segurança de magnatas do crime.

Em meio ao turbilhão de vozes que habitam constantemente o psicológico do protagonista, Lethem narra uma história de amizade, admiração e esperança.

Após a misteriosa morte de Frank Minna, Lionel é obrigado a cair novamente em sua solidão, lutar contra sua doença e ainda cumprir sua missão. Encontrar o assassino do único homem que lhe deu a oportunidade de viver em sociedade.

Jonathan Lethem é um ficcionista habilidoso e inventivo, pois cria personagens e situações que comumente não encontramos por ai. A grande questão que o livro aborda é se Lionel conseguirá ou não encontrar o assassino de seu grande “pai” ou se sucumbirá ao agravamento de sua doença.

Brooklyn , sem pai nem mãe de Jonathan Lethem, é um romance policial com pitadas inusitadas de humor, crítica social e acima de tudo, um romance humano, sobre a redenção de um homem que para a sociedade estaria condenado a viver para sempre no esquecimento, lutando contra as vozes em sua mente e o preconceito social.

Brooklyn, sem pai nem mãe, pode ser encontrado no site da toplivros, vale a penar entrar e comprar um exemplar. Literatura boa a um preço melhor ainda.