Na Natureza Selvagem: A Dramática História de um Jovem Aventureiro – Jon Krakauer

Na natureza selvagem

Imagine-se com 20 poucos anos, problemas familiares, inconformismo socioeconômico, parece até crise existencial de adolescente, não é mesmo?

Mas Christopher Johnson McCandless possuía um proposito maior, uma viagem ao Alasca, da maneira mais difícil, sem conforto, pedindo carona, trabalhos temporários, com pouquíssimo dinheiro e maior parte com a ausência dele, carregando apenas o necessário. Arroz, alguns livros, um rifle, algumas roupas velhas e muita resiliência para suportar as dificuldades pelo caminho.

É sobre este tema que aborda o livro de não-ficção Na Natureza Selvagem: A Dramática História de um Jovem Aventureiro de Jon Krakauer. Embora tenha perdido sua vida, Christopher Johnson McCandless conquistou a liberdade, o desapego, altruísmo conforme havia planejado, influenciado por escritores como: Tolstói, Gogol, Jack London, Jack Kerouac e David Thoreau, que buscaram em suas vidas a liberdade na reclusão.

jon krakauer

Inúmeros tentaram a façanha de viverem isolados em áreas inóspitas e geladas como o Alasca, John Muir e David Thoreau por exemplo, foram bem-sucedidos em suas expedições. Chris McCandless, deixou não apenas seu carro para trás, como também incinerou seus documentos e doou uma quantia de 24 mil dólares à caridade.

Estava preparado fisicamente para esta viagem de sobrevivência?
Provavelmente sim, embora estivesse desprovido de equipamentos e acessórios que pudessem garantir sua segurança. E mesmo desprovido de um manual de escoteiro ou um mapa topográfico, viveu mais de 100 dias no Alasca.

Buscamos tanto um caminho, onde pode-se encontrar repostas para questões existenciais ou até mesmo, vivencia uma experiência que faz com que tenhamos outra perspectiva da realidade. De certa forma Chris McCandless conseguiu ter este insight em uma expedição, apenas não contava com o destino tão traiçoeiro.

Na Natureza Selvagem: A Dramática História de um Jovem Aventureiro é um livro que expõe nossa maior obsessão, fugir da realidade, de confrontar com frustrações e ter que esboçar sorrisos, escapar das desilusões, da miséria, da fome, da corrupção, da falta de ética entre outros fatores. Ainda sim encontrar uma razão para viver de acordo com as leis da natureza.

Fica a dica, leiam Na Natureza Selvagem: A Dramática História de um Jovem Aventureiro de Jon Krakauer!!!

A felicidade só é verdadeira quando partilhada. ( Chris McCandless)