A Sangue Frio de Truman Capote, pioneiro no jornalismo literário!

Truman Capote Portrait Session

 

A literatura norte-americana para muitos “críticos”, pode parecer fora dos padrões de outras literaturas (européia e oriental), mas certamente estes julgamentos são, uma forma errônea de se pensar, visto que um número considerável de autores norte-americanos são mestre na arte da escrita.

 

Truman Capote, um jornalista de Nova Orleans entra para o hall destes autores que fazem das palavras, uma arte, e no caso de seu livro mais famoso, A Sangue Frio, essa arte se torna ainda mais singular.

 

Capote era escritor sedento e exibicionista, dotado de uma memória que muitos apontam como absurda. Memória essa que em 1966, deu-lhe notoriedade com o lançamento de seu maior livro. O romance A Sangue frio.

 

A obra, classificada pelo próprio autor, como romance de não-ficção, traz uma reportagem de um dos crimes mais cruéis que o estado de Kansas já presenciou. Em 1959 a família Clutter, símbolo da bondade na cidade de Holcomb é brutalmente assassinada. A brutalidade e a forma como os crimes foram cometidos choca a população e a imprensa, e, ironicamente, desperta a atenção criativa de Capote.

 

Para contar essa trágica história, Capote utiliza de sua experiência e talento jornalístico e parte para a região da tragédia. Lá, munido de sua memória (afirmam estudiosos que ele não utilizava gravadores nem cadernos de anotações) e de seu poder de observação, Capote faz uma investigação, buscando informações preciosas e importantes para o entendimento de um crime que terminou para sempre com a tranquilidade da população local.

 

O resultado dessa reportagem, feita pelo autor através de conversas com os moradores locais, policiais e com os próprios assassinos Dick Hickock e Perry Smith, é uma perfeita reportagem policial. A facilidade que Capote tinha de escrever e recriar a realidade impressiona. Ao longo das quase 450 páginas, o leitor é arrebatado por uma linguagem simples e direta, repleta de ação, descrições e crescente suspense, que não deixam o leitor frustrado em um só momento.

 

O mais curioso no talento de escrita de Truman Capote, é que “A Sangue frio” é um romance baseado em fatos veridícos. Porém, é construído com tanta perfeição que custamos a acreditar que algo tão cruel tenha sido contado de forma tão bela.

Felipe Terra Escrito por:

Professor e amante da arte literária, atua na área da educação desde 2011. Viciado na música de Bach, Mozart e Chet Baker, e na literatura de Raymond Chandler, Ross Macdonald e Paul Auster. Ama escrever e acredita que poderia ler mais, porém, precisa dormir, infelizmente. Consegue passar horas jogando pôquer ou xadrez com os amigos. Degustar pizzas de queijo e bacon é um dos passatempos prediletos em horas de fome extrema.

seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *