por Diego Fernandes de Oliveira
E começa o primeiro assalto, o juiz prepara os lutadores, pede para que estes sigam as regras, então inicia-se o combate.
Brincadeiras à parte, a luta entre design e publicidade é uma questão que nos inquieta, por não sabermos o motivo da existência simultânea de estúdios de design e agências de publicidade. Qual é a diferença entre ambos?
Digamos, a grosso modo que design faz o trabalho que informa e agências de publicidade fazem o trabalho que convence. Para definir esta diferença entre os dois tipos de empresas chegamos à conclusão, que os designers criam valor, enquanto as agências de publicidade vendem esse valor.
Como diria Alexandre Wollner, “o trabalho dos publicitários tem alto impacto e vida curta, enquanto o do designer tem baixo impacto e vida longa”.
E quem dá as cartas na criação de uma marca? Em alguns casos o designer, em outros o publicitário e muitas vezes o próprio cliente.
Porém muitos ainda enxergam o “design” como uma espécie de arte decorativa (artesanato), por isso deixam de investir na “decoração de sua casa (produto)”.
Considerando que a publicidade é um “grande negócio” que não se preocupará muito com a “tipografia ou a sutileza da forma ou linha do produto” e o venderá de qualquer forma seja com embalagem feia ou logo mal feito. O que importa é a forma de se vender. Porque hoje todo mundo pode vender qualquer coisa – e isso certamente não é exagero.
Design e publicidade, portanto, caminham de mão dadas (na maioria das vezes) na construção das marcas. Há quem diga que um possui mais importância que o outro, porém não dá para se apoiar muito nesta afirmação, assim como o pedreiro não é mais importante que o eletricista ou o dentista mais que o ortopedista. Cabe ao cliente saber exatamente o papel de cada um e equilibrar estas 2 vias em prol do seu negócio.
E você? O que acha?