5 coisas que você precisa saber sobre as cores

5 coisas sobre as cores que voce precisa saber

1. A cor em si não causa efeito

Não adianta dizer que laranja causa fome, vermelho energia, azul tranqüilidade e por ai vai.

A ideia que temos de cor é culturalmente construída, ou seja, conforme aprendemos no decorrer de nossa vida que a laranja causa fome, somos induzidos por esse conceito.

A cor em si não causa efeito algum.

sobre-as-cores-duofox-2

2. Influências em nosso meio e as cores

Para compreendermos melhor o poder da cor em nosso meio, vale saber que existem 3 tipos de influência: biológica, cultural e individual.

A influência biológica, refere-se ao nosso organismo. Um estudo mostra um fenômeno bem peculiar: numa imagem que possui vermelho, azul e verde, teremos a percepção da cor vermelha, isso porque possuímos células com maior percepção da cor vermelha,64%, verde arremata 34% e a cor azul ficaria com 2%.

A influência cultural está relacionada ao que aprendemos ao longo da vida, por exemplo, em algumas culturas, roupas pretas são relacionadas a enterros, e brancas a celebração da vida. A cor azul é relacionada a paz e tranqüilidade, a cor vermelha ao caos e energia, contudo vale reforçar que são influências, e não efeitos.

A influência individual é um fenômeno também estudado. Essa influência é a percepção da cor individualmente, ou seja, se duas pessoas observarem uma mesma tela vermelha ao mesmo tempo, terão ideias de vermelho diferentes. O vermelho que você vê é diferente do que eu vejo. Vale lembrar da influência cultural atrelada ao gosto que permite que as pessoas tenham opiniões e preferências diferentes sobre as cores.

sobre-as-cores-duofox
3. Lei do Contraste simultâneo das cores

A partir dos estudos de Chevreul em 1839, entre eles “Lei do Contraste simultâneo das cores”, pudemos entender melhor o que artistas já faziam instintivamente. Duas cores juntas podem se influenciar.

Para criar conceitos culturais e justificar a colocação da cor em qualquer tarefa é necessário primariamente conhecer o círculo cromático ou triangulo de Goethe, é partir deles que você pode entender melhor qual cor usar e como usar, assim com a influência que cada cor pode causar uma nas outras.

Por exemplo:

Um triângulo com um detalhe em laranja e outro em vermelho. O laranja será a cor mais clara nessa situação, contudo se colocarmos o mesmo laranja em conjunto com o amarelo, você terá a impressão que o tom do laranja ficou mais forte e escuro. Essa é apenas uma das influencias das cores sobre as cores.

Existem cores que se sobrepõem a outras, por exemplo, você cria um layout vermelho e coloca um detalhe em azul, quem você acha que vai saltar na sua cara quando se deparar com o trabalho? O azul.

cores-sem-influenciam-duofox

4. Lei do Contraste simultâneo das cores

A cor exerce ações: a primeira é de impressionar a retina. É quando somos atraídos pela colocação da cor em outdoor ou uma revista.

A segunda é expressar. Devidamente estuda a colocação da cor pode nos provocar emoções. Isso tem a ver com que eu disse lá no comecinho sobre conceitos culturais que aprendemos ao longo da vida.

A terceira é construir um sentido próprio a partir de conceitos culturais pré definidos, permitindo que comunique uma ideia.

circulo-cromatico-duofox

 

5. A cor inexistente

A cor inexistente é um fenômeno manifestado a partir de cores induzidas. Isso acontece em imagens em contraste preto e branco, onde identificamos tons de cinza. Você pode identificar também em cores de alto contraste por exemplo, se você pintar retângulo vermelho ao lado de um verde, sem espaços entre eles, ao final, poderá identificar na junção uma cor, uma cor intermediária saltando aos olhos, oferecendo destaque a imagens.

“A cor inexistente é resultado de uma pequena quantidade de raios refletidos a partir de alguns raios absorvidos pela superfície branca.(…) SILVEIRA, 2011”