A resistência da quebrada no novo álbum “Sistema de Soma” do Asfixia Social

Resistência à realidade distópica brasileira é o mote do novo álbum Sistema de Soma do Asfixia Social, banda da periferia de São Paulo com 13 anos de estrada. Com convidados como o rapper brasiliense GOG, o trombonista Bocato, a MC Karen Santana, o eterno punk Mao (Garotos Podres) e Funk Buia e DJ Tano do Z’África Brasil, as 10 canções do novo trabalho da banda estarão disponíveis nas principais plataformas digitais no dia 31 de julho. 

O Asfixia Social é figurinha carimbada em vários eventos da cena underground. A banda chega nos rolês em sua Kombi grafitada munida de Sistema de Som próprio em uma espécie de caravana independente, sempre prontos para dar seu grito de protesto contra as injustiças da sociedade brasuca. 

Sistema de Soma é o resultado de 5 anos de trabalho, com o processo de criação das versões definitivas das canções realizado após o retorno do grupo de sua turnê em Cuba, registrado no surpreendente documentário “Cuba Punk” (2015), que captura também a cena local em shows nos subterrâneos do punk rock da ilha. 

A banda desenvolveu boa parte das canções de forma coletiva com o objetivo de amplificar as ideias e mergulhar em várias vertentes da cultura de rua, do rap, rock e música brasileira. 

Daí surgiu a ideia dos convites a amigos e artistas admirados pelos integrantes do grupo e pela “família” Asfixia Social, que envolve também outros grupos, mc´s, saraus culturais e

conexões diversas, como o artista plástico espanhol Sr X (Señor X) , que liberou “The Iching”, um de seus mais conhecidos murais na região da Brick Lane, em Londres, para a capa do álbum. 

O álbum será lançado em mixagem original e com 3 canções inéditas não presentes no Livro / CD – “Sistema de Soma – A Quebrada Constrói” (2019 – 58 páginas), lançado em 2019 em roda de discussão na livraria Tapera Taperá com apoio da produtora Vi Shows e dos estúdios Top Noise. 

A roda também envolveu alunos e professores que participaram do programa sócio-educacional Sistema de Soma, que, desde 2016, gira por escolas e instituições da periferia de São Paulo, impactando mais de mil estudantes, com o uso da linguagem poética do hip hop e da música alternativa, em oficinas capturadas no livro 100% ilustrado pelos jovens. 

O álbum conta com singles lançados entre 2018 e 2019: Sistema de Som (A), Quem Sobra, Nóiz Tem à Vós, Do Começo ao Fim, Get Ready – o começo, A Cara do Inimigo e Raízes Fortes. 

O clipe do novo single Revelação acompanha o lançamento do álbum e conta com participações de Funk Buia (Z’África Brasil), Bocato (trombone), Gabriel Rosati (trompete) e do coletivo de jovens Vozes Poéticas – Vopo (coro).

O Asfixia Social deixou para o final de seu processo o lançamento desse som, o que não foi por acaso já que a canção tem um riff de guitarra marcante que expressa o espírito roqueiro da fase atual da banda. 

O refrão solar é um grito de esperança que funciona como estímulo aos milhões de desalentados brasileiros que temem o futuro. O lyric video da canção expressa bem a essência do álbum que finaliza com o coral dos adolescentes do Vopo. 

No ano passado, o Asfixia rodou a Europa na turnê “Where ́s democracy? Not in Brazil…” denunciando a regressão civilizatória e democrática do país. A banda tocou no Rebellion Festival na Inglaterra e realizou ainda mais 15 shows no Reino Unido, Holanda, Alemanha e Portugal. 

A boa recepção do som do Asfixia levou ao agendamento de nova turnê europeia (com mais de 30 shows confirmados em festivais como o Rebellion 2020 (UK) e Vive Le Punk (França)) para este ano que foi cancelada devido à pandemia do coronavírus. 

As 3 músicas inéditas que estão sendo lançadas junto com o álbum são: Revelação (com clipe), A Quebrada Constrói e Falsidade Ideológica. 

O Asfixia Social é formado por: Kaneda Mukhtar (voz, trompete e trombone), Rafael Santos (guitarra e voz), Leonardo Oliveira (baixo e voz), Marcelo Sampaio (guitarra e voz) e Rodrigo Silva (bateria).

Tracklist do Álbum – Sistema de Soma  

  • Get Ready (O Começo) – ft.Karen Santana, Jônatas Petróleo, Beto Firmino e Carlos Peixoto 
  • Sistema de Som(a) – ft.Bocato, Gabriel Rosati, Jônatas Petróleo e DJ Tano ● A Quebrada Constrói – ft. Bux 
  • Revelação – ft.Funk Buia, Vopo, Bocato e Gabriel Rosati 
  • Raízes Fortes – ft. Bux 
  • A Cara do Inimigo – ft. GOG, Vopo e DJ Tano 
  • Falsidade Ideológica – ft. Bux 
  • Quem Sobra – ft. Bux e TJ Tano 
  • Nóiz tem a Vós – ft. El Cepe, Bocato, Gabriel Rosati e Rafael Franja ● Do Começo ao Fim – ft. Mao Jr 

Onde encontrar:  Asfixia Social  

 

Diego Fernandes Escrito por:

Bebedor desenfreado de café e averso a picanha, Diego é desenvolvedor front-end e professor. É o fundador do Duofox. Na literatura não vive sem os russos Dostoiévski e Anton Tchekhov e consegue "perder" tempo com autores da terra do Tio Sam, Raymond Chandler e Melville. Acredita que a arte de maneira geral é a única forma de manter o ser humano pelo menos acordado, longe do limbo que pode levar a humanidade à Encruzilhada das Almas.

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *