Gabrre dá início ao lançamento do segundo disco com ‘agua de beber’

Gabrre se mudou de Gramado (RS) para Lisboa logo após ter lançado o álbum de estreia, tocar em flores pelado, pela Honeybomb Records, em 2020. O músico e produtor musical gaúcho chegou em Portugal para estudar sound design e neste meio tempo nasceu don’t rush greatness, seu novo disco que tem apenas uma música em português: agua de beber. Inclusive, esta canção é o primeiro single do álbum e chega acompanhada por um videoclipe filmado pelas ruas da capital portuguesa – assista aqui.

A faixa, além de dar início à divulgação do álbum, também deu início às composições de don´t rush greatness. Nela é possível encontrar todos os elementos líricos e musicais que estarão no disco.  “agua de beber foi a primeira música que compus para o álbum. Decidi abrir o Google Earth para buscar sons etéreos do espaço e procurar em algum lugar do planeta algum vislumbre de inspiração. Cheguei no Mali, na África. ‘Andei’ por horas e horas pelo país e, o primeiro local em que me senti bem por estar, mesmo que virtualmente, me fez ir atrás da música local. Ouvi por um bom tempo tudo que era possível da cultura local e, após isso, gravei violões sobre samples de músicas folclóricas. A partir disso, a letra começou a formar-se quase que instantaneamente na minha cabeça. Eu estava sozinho, uns 10.000 km da minha família e amigos,  e comecei a refletir sobre isso. Quando fiquei preso no que seria o refrão, decidi visitar um restaurante brasileiro chamado ‘Água de Beber’, onde tomei algumas dezenas de canecas de cerveja e comi comida brasileira, de certa forma, tentando algum contato com tudo que eu sentia falta”, conta o artista.

Dirigido por Gabrre e MOOLUSCOS, o vídeo é ambientado nas ruas de Lisboa, “o meu novo refúgio criativo”, comenta o compositor. Sempre correndo, sem saber para onde ir, Gabrre leva o espectador a um passeio pela capital portuguesa – passeio esse que reflete o tema da faixa de abertura do disco: a constante sensação de deslocamento e isolamento após uma grande mudança. “Já a montagem do vídeo apresenta uma direção sinestésica, e brinca com os elementos dinâmicos da percussão e camadas da música, além de explorar duplas exposições de forma abstrata e imersiva. O color grading apresenta um tom nostálgico, com pouca saturação e um visual analógico para o clipe. Grande parte do vídeo remete a estética da era indie anos 2010 como referência, como clipes do Bombay Bicycle Club e MGMT, além de filmes coming of age como Juno”, explica MOOLUSCOS.

A perda e a nostalgia são os principais elementos da capa de agua de beber, que foi produzida no mesmo ensaio realizado para a capa do álbum. Nela encontra-se  um constante sentimento de “tristeza bonita”, como o próprio Gabrre descreve. “Através de cores contrastantes e vivas, trazemos à luz o distanciamento, que está presente em toda a faixa de abertura do álbum. O azul é a regra para boa parte do ensaio, visto que a cor é bastante melancólica, mesclando a um tom de conforto. É sobre estar e não estar presente; as mãos que quase se tocam e ao mesmo tempo se distanciam; os laços frágeis entre os dois”, reflete o artista.

ASSISTA AQUI
SMARTLINK AQUI

FICHA TÉCNICA

Música
Composição, arranjos, voz, produção e mixagem por Gabrre em Lisboa, Portugal
Masterização por Olimpio Machado em Porto Alegre, Brasil.

Vídeo

Direção criativa: MOOLUSCOS, gabrre, Luana Lloyd
Captação: Billy Verdasca
Assistência: Guilherme Figueiredo, Tiago Silva
Locação: Limpo Shop Lisbon 
Edição e cor: MOOLUSCOS
Agradecimentos: Ivan Coletti, Letícia Lourenço, João Lucas Damasceno e Mustak Hussein

Diego Fernandes Escrito por:

Bebedor desenfreado de café, Diego é desenvolvedor front-end e professor. É o fundador do Duofox. Na literatura não vive sem os russos Tolstói, Dostoiévski e Anton Tchekhov e consegue "perder" tempo com autores da terra do Tio Sam, Raymond Chandler e Melville. Acredita que a arte de maneira geral é a única forma de manter o ser humano pelo menos acordado, longe do limbo que pode levar a humanidade à Encruzilhada das Almas.

seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *