Institution lança videoclipe de Metástase

A banda paulistana de metal/hardcore Institution disponibiliza mais um videoclipe com música do Ruptura do Visível, o primeiro disco cantado em português. O audiovisual é referente à densa e catártica Metástase e pode ser conferido aqui: https://youtu.be/Gl0EmBIZSyQ.

Metástase é a última faixa do Ruptura do Visível, lançado em 2020 via Hearts Bleed Blue no streaming, em CD e vinil. Significa uma proliferação celular anômola, isto é, uma nova lesão tumoral distante do tumor original.

Segundo a banda, a música é uma analogia ao governo federal brasileiro atual, que consome tudo aquilo que torna o conceito de democracia vivo.

“Qual o preço que pagaríamos pela vitória do atual governo do país?”, essa foi a pergunta que deu origem à composição.

O tema não é abordado no clipe, mas o vermelho fosco e turvo, a tensão das cenas e a densidade da produção como um todo é um pertinente complemento à reflexão do Institution.

“Hoje, infelizmente a resposta é clara, mas continuo a me fazer outra pergunta: quão fundo precisaremos chegar para tomarmos o que é nosso por direito, para fazermos valer o que chamamos de democracia?”, contextualiza Hélio Siqueira, o vocalista e autor da letra.

Este é o segundo clipe dirigido e produzido pro Murilo Amancio (o primeiro foi o plano sequência de duas músicas em um audiovisual contínuo, Memória Falha/A Queda), com efeitos de pós-edição de Luiza Formagin.

O clipe possui tonalidade vermelha com muitos efeitos, gravado numa ampla sala da casa de um dos integrantes do Institution, com diversos elementos que somam ao impacto da produção.

Tem movimentos com câmara na mão, cortes rápidos, fumaça para das textura, efeitos e a diferenciada finalização da Luiza frame por frame, com texturas granuladas. Ela colocou ilustrações dentro do clipe já editado, criando uma linguagem de ilustração sem conflitar com a ‘vida’ do clipe.

Institution se apresenta neste domingo no La Iglesia

Com turnê interrompida, e com o lançamento do seu primeiro disco em português adiado pela pandemia, o álbum Ruptura do Visível do Institution terá enfim o show de lançamento no dia 24 de abril (domingo), a partir das 18h, no La Iglesia.

No evento também tocam as bandas Bonfire Season e Bare Knuckle, ambas elas do selo Artico Music.

Últimos ingressos: https://www.clubedoingresso.com/evento/institution.

No Ruptura do Visível, o Institution se propôs ir além das inspirações anteriores, experimentando melodias e texturas em sua já característica sonoridade agressiva.

O quarteto Bonfire Season, por sua vez, apresentará seu aclamado álbum de estreia When Words Cut Deep Like a Knife, e promete incluir em seu repertório músicas novas de um trabalho que está por vir.

Já o Bare Knuckle, chega com o seu segundo EP, intitulado We Used To Bloom, lançado recentemente pela Artico Music. O trabalho propõe uma sonoridade mais ousada, mesclando diferentes gêneros em busca de uma sonoridade singular.
***
Institution nas redes
www.instagram.com/institutionband
https://linktr.ee/institutionband

Diego Fernandes Escrito por:

Bebedor desenfreado de café, Diego é desenvolvedor front-end e professor. É o fundador do Duofox. Na literatura não vive sem os russos Tolstói, Dostoiévski e Anton Tchekhov e consegue "perder" tempo com autores da terra do Tio Sam, Raymond Chandler e Melville. Acredita que a arte de maneira geral é a única forma de manter o ser humano pelo menos acordado, longe do limbo que pode levar a humanidade à Encruzilhada das Almas.

seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.