Lançamento do filme “This is CANOAS, not POA!”

O filme “THIS IS CANOAS, NOT POA!”, de Wender Zanon, estreou no dia 27 de março e já ultrapassou a marca de 20 mil visualizações. O documentário é um relato sobre música, construção coletiva, amizade, underground, cultura e a importância da manutenção de espaços para arte. São 60 entrevistados que relatam algumas das principais atividades do rock underground nos últimos 40 anos da cidade de Canoas. Mesmo com perspectivas diferentes, essas pessoas nutrem um amor em comum pela música.

Ficha técnica: 

Direção, produção, roteiro e pesquisa: Wender Zanon 
Produção executiva e Co-autoria: Roger Neres 
Direção de fotografia e câmera: Renato Chama 
Assistente de câmera e captação de som: Izza Balbinot 
Montagem e finalização: Pedro Rheinheimer 
Direção de arte: Daniel Hogrefe  
Mixagem e masterização: Jonas Adriano 
Suporte de pesquisa: Gabriela Garcia 

Curiosidades

O filme revive diversas memórias que compõem um painel universal do cotidiano de qualquer pessoa envolvida com cultura em alguma cidade suburbana. Não é um filme sobre nostalgia, mas sim sobre valores em comum e, principalmente, esperança. Antes do começo das filmagens, foi realizada uma pesquisa prévia para mapear os personagens e momentos do filme. Essa primeira pesquisa contou com a participação de 128 pessoas que citaram 342 bandas e 88 espaços de shows. A produção do filme iniciou em agosto de 2020.

Sinopse (Por Daniel Villaverde, músico, pesquisador musical e radialista)

Canoas é considerada por muitos, especialmente para os não canoenses, como uma cidade dormitório. Cidades de regiões metropolitanas normalmente são rotuladas assim por causa dos trabalhadores que se deslocam diariamente para trabalharem na capital. Nesse ir e vir, muitas vezes, ideias são pensadas e a criatividade aflora. Creio que isso é uma das razões por essas cidades terem sempre uma cena cultural efervescente  O Documentário “This is Canoas Not POA”  deixa isso bem claro: Canoas tem muito a mostrar no que se diz a uma cena musical independente, plural, criativa, e o mais importante, unida. Bandas, casas noturnas, estúdios, produtores, lojas de discos. Tudo que uma cena musical necessita para ser formada está muito bem documentado aqui. Assista e faça sua própria cena, monte sua própria banda!

Financiamento 

Produção realizada com recursos do Governo Federal através da lei no 14.017/2020, administrados pela Prefeitura de Canoas, que dispõe de ações emergenciais destinadas ao setor cultural objetivando minimizar o impacto causado pela pandemia por coronavírus.

Diego Fernandes Escrito por:

Bebedor desenfreado de café e averso a picanha, Diego é desenvolvedor front-end e professor. É o fundador do Duofox. Na literatura não vive sem os russos Dostoiévski e Anton Tchekhov e consegue "perder" tempo com autores da terra do Tio Sam, Raymond Chandler e Melville. Acredita que a arte de maneira geral é a única forma de manter o ser humano pelo menos acordado, longe do limbo que pode levar a humanidade à Encruzilhada das Almas.

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *