A festa de Babette de Karen Blixen, é um conto que se passa num pequeno vilarejo chamado Berlevaag (Noruega), onde, em um uma noite tempestuosa, surge uma francesa maltrapilha, que exaurida, busca abrigo na casa de 2 irmãs (Martine e Philippa), filhas de um profeta protestante.

Fugitiva do massacre à Comuna de Paris em 1871, Babette Hersant, traz uma carta de recomendação de um amigo em comum, Papin, cantor de ópera, que apaixonou-se por Philippa no passado, já que tanto Philippa quanto Martine, foram jovens exuberantes e distintas, que preferiram seguir a religião.

Babette trabalhava na casa de Philippa e Martine em troca de abrigo, nunca aprendeu o idioma, mas o pouco que sabia, pechinchava e conseguira diminuir os custos, referentes a casa.Depois de 12 anos de trabalho.Babette, recebeu uma carta de Paris, dizendo que havia ganhado um prêmio da loteria de 10,000 francos.

A festa de Babette

Babette ganhou na loteria, o que acontece depois de enriquecer?

Antes de deixar o vilarejo, que recebeu a notícia com contragosto, pois era uma vilarejo repleto de pessoas simples e sem muita perspectiva. Babette pede um único e último favor as irmãs.Que a autorizassem fazer um banquete em homenagem ao deão, pai de Martine e Philippa que comemoraria 100 anos.

Este é o mote deste conto incrível de Karen Blixen, escritora dinamarquesa conhecida por seu homônimo, A fazenda africana. A festa de Babette é conto curto que ensina, sobre o quanto os recursos são importantes para que possamos viver, no entanto não são imprescindíveis, pois podemos oferecer muito, mesmo sem os recursos. Boa leitura e até logo.

Categorias: Literatura

Diego Fernandes

Bebedor desenfreado de café e averso a picanha, Diego é desenvolvedor front-end e professor. É o fundador do Duofox. Na literatura não vive sem os russos Dostoiévski e Anton Tchekhov e consegue "perder" tempo com autores da terra do Tio Sam, Raymond Chandler e Melville. Acredita que a arte de maneira geral é a única forma de manter o ser humano pelo menos acordado, longe do limbo que pode levar a humanidade à Encruzilhada das Almas.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Duofox é escrito sob uma licença Creative Commons com Atribuição de Uso Não-Comercial.