#Abutres não ouvem jazz – EP84 – Literatura Alemã (Goethe, Kafka, Hesse, Ende, Gotthelf)


O Episódio sobre literatura alemã já estava na lista dos abutres fazia um tempo. Decidimos falar sobre essa literatura pois ela ocupa, ou deveria ocupar um lugar de destaque na estante de qualquer leitor que se julgue leitor.

Porém, ao buscar livros de autores alemães, o leitor pode se deparar com um pequeno impasse. A literatura alemã não compreende apenas autores nascidos na terra de Bach ou o palco sinistro da Segunda Grande Guerra, mas sim, abrange uma lista interessante de homens e mulheres que, por conta da busca por reconhecimento literário e “fama” decidiram escrever em alemão.

Qual a razão? Simples. Imagine você querendo escrever um romance para ombrear com um O Lobo da Estepe, de Hesse, ou a famosa obra de Goethe.

Ok, só que por acaso e por uma triste infelicidade você tenha nascido em solo croata, austríaco ou em Praga, como nosso querido Franz Kafka, mestre da arte narrativa e criador de uma história fantástica que ano após anos passa por uma metamorfose sem tamanho e atrai, tal qual a “barata” de sua história, uma legião de humanos, todos sedentos para desvendar os mistérios que povoam toda a obra Kafkiana. 

Escrever em alemão era o caminho mais curto mas não mais fácil para autores que não conseguiriam atingir um público leitor se optassem pelo uso de sua língua materna. Por esse motivo, acharam melhor partir para o alemão.

Pois então, explicado o que é de verade a literatura alemã, vamos ao que importa, o papo sobre essa literatura. No episódio 84, Tito Cepoline, Felipe Terra, Fabiana Pereira e Diego Fernandes, falam sobre Goethe, Kafka, Michael Ende, Hermann Hesse e outros escritores que escolheram a língua alemã para dar vida aos personagens, construir tramas grandiosas e acima de tudo, escolheram essa tão nobre vocação de escritores.

Ajeite-se ai e curta o episódio. Ele está repleto de dicas de leitura e opiniões que podem ou não te agradar, mas decerto, farão com que você leia e analise as obras em questão de uma forma bem mais apurada. Boa audição e até a próxima!

Leituras, indicações e comentários sobre os 10 livros de 2014

Demian, o perturbador romance de Hermann Hesse

Demian – A experiência que buscamos a vida inteira

 

Felipe Terra Escrito por:

Professor e amante da arte literária, atua na área da educação desde 2011. Viciado na música de Bach, Mozart e Chet Baker, e na literatura de Raymond Chandler, Ross Macdonald e Paul Auster. Ama escrever e acredita que poderia ler mais, porém, precisa dormir, infelizmente. Consegue passar horas jogando pôquer ou xadrez com os amigos. Degustar pizzas de queijo e bacon é um dos passatempos prediletos em horas de fome extrema.

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *