Arcas traz influência do dream pop em single de estreia

Ensolarado, o single de estreia do Arcas, “Girl in Blue” é um aperitivo da sonoridade do duo de Campinas (SP). O projeto formado por Lucas Duarte (Vagale) e Raul Cescato, traz influências do Dream Pop e do Bedroom Pop, com melodia descomplicada o single é verão em forma de música. A sonoridade também traz inspiração em artistas como Kings of Leon, Minus the Bear, Foals, e os brasileiros Tagua Tagua, Filipe Catto e Bedhead Badhead. A faixa já se encontra disponível nas principais plataformas de streaming.

“A influência que serviu como base para o surgimento das idéias foi pautada pelos elementos sonoros do Dreampop e Bedroom Pop, tais como a ambiência determinada pelo uso de efeitos de teclado e sintetizadores, voz fortemente marcada e guitarras limpas.”, explica Raul Cescato, vocalista do Arcas.

A primeira versão de “Girl in Blue” surgiu durante a pandemia de 2020, em um momento em que todos estavam sozinhos e a saudade batia forte.

“Com isso criou-se a narrativa de um personagem quarentenado que sente saudades de uma garota, mas que respeita o isolamento. É uma música que fala do sentimento de estar quarentenado mas ao mesmo tempo com um fundo de esperança de que esse momento tão complicado na vida de todos nós irá passar. Em outras palavras, é uma música que fala sobre amor nos tempos atuais.”, define Lucas Duarte, multi instrumentista.

A partir dos conflitos internos que surgem durante a fase de isolamento na pandemia, a letra surgiu. Mas os efeitos deste período também permaneceram durante a produção da canção, que foi feita à distância.

“Enfrentamos dificuldades no decorrer da criação da música pois ambos estávamos cumprindo rigorosamente as medidas de isolamento social, de tal forma que o seu desenvolvimento se deu pelo compartilhamento virtual de ideias e sugestões. Por fim, quando a versão de demonstração da música estava formada, nos reunimos em estúdio apenas para realizar a gravação definitiva em cima da qual foram feitas a mixagem, produção e masterização.”, relata Raul Cescato, vocalista do Arcas.

A capa do single Girl in Blue foi realizada por Rafouza, do Lavanderia Estúdio, que também ficou responsável pelas imagens de divulgação. A mixagem e masterização são de Rodrigo Edo.

Ouça “Girl in Blue”: https://ps.onerpm.com/ARCAS

Diego Fernandes Escrito por:

Bebedor desenfreado de café e averso a picanha, Diego é desenvolvedor front-end e professor. É o fundador do Duofox. Na literatura não vive sem os russos Dostoiévski e Anton Tchekhov e consegue "perder" tempo com autores da terra do Tio Sam, Raymond Chandler e Melville. Acredita que a arte de maneira geral é a única forma de manter o ser humano pelo menos acordado, longe do limbo que pode levar a humanidade à Encruzilhada das Almas.

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *