Hal Lasko – O mestre do Microsoft Paint

 lasko_3

Não importa se você utiliza a última versão do Adobe Illustrator, Photoshop, Corel Draw ou similar. Vivemos uma época em que os conhecimentos para manipular os softwares (editores de imagem e vetorial) são mais importantes que o talento. No entanto manipular um software, não é o mesmo que pensar um logo, esboçar uma peça publicitária ou até mesmo um layout para um site com lápis e papel.

lasko_2

Hal Lasko, começou como um designer gráfico, trabalhando nas forças armadas com criação de mapas durante Segunda Guerra Mundial. Depois de sua carreira militar, ele trabalhou em projetos criativos e tipográficos de diversas empresas e se aposentou da American Greetings na década de 1970. Para ocupar o tempo, pintava em casa para satisfazer seus impulsos artísticos, décadas depois de sua aposentadoria, ganhou um PC antigo e a diversão começou quando Hal Lasko conheceu o MS Paint, depois disto ele não fez outra coisa, senão criar suas pinturas neste pleistocênico software.

lasko_duofox

O trabalho de Hal Lasko mostra que não importa o quanto inovador sejam os softwares, por vezes, voltar ao básico é o melhor caminho para a criatividade. Afinal, um software tão básico como o MS Paint certamente mostra habilidade natural de um artista e talento para fazer algo incrível, reinventando-se com pouco, mais importante do que um software repleto de funcionalidades, mascarando o verdadeiro talento do designer.

Infelizmente Hal Lasko deixou este mundo aos 98 anos no dia 06/07/14, mas sua simplicidade ainda está por aí, para quem quiser aprender que Menos é mais (Dieter Rams). Conheça o trabalho de Hal Lasko.

 

Diego Fernandes Escrito por:

Bebedor desenfreado de café, Diego é desenvolvedor front-end e professor. É o fundador do Duofox. Na literatura não vive sem os russos Tolstói, Dostoiévski e Anton Tchekhov e consegue "perder" tempo com autores da terra do Tio Sam, Raymond Chandler e Melville. Acredita que a arte de maneira geral é a única forma de manter o ser humano pelo menos acordado, longe do limbo que pode levar a humanidade à Encruzilhada das Almas.

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *