JORNALISTA BRAGANTINO RESGATA EM FANZINE HISTÓRIA DE BANDA HARDCORE DOS ANOS 1990

Em parceria com o Espaço Edith Cultura, o jornalista e fanzineiro Marlon Maciel reunirá amigos e interessados para um bate-papo sobre fanzine e a cena contracultural que aglutinou jovens e movimentou o underground nos anos 1990 em Bragança Paulista. O encontro será no sábado, 7/5, às 15h, na Garaginha (Rua Cel. João Leme, 229, Centro, Bragança). Entrada gratuita.

A iniciativa tem como ponto de partida seu trabalho mais recente sobre a banda Governofobia, da qual fez parte e que se manteve em atividade de 1992 a 1996. “Foram seis meses de trabalho em pesquisa e produção. Foi feita uma divulgação bem direcionada pela internet, por conta da pandemia, e aí surgiu a possibilidade de fazer esse lançamento em parceria com o Edith Cultura, um importante espaço de debate e diversidade aqui da nossa cidade. É um grande prazer reviver essa história com amigos e amigas que vivenciaram aquele momento de grande efervescência e, sobretudo, agora, compartilhar a experiência com essa galera mais nova que já chegou fazendo barulho”, disse o autor.

Produzido de julho 2021 a janeiro 2022, o zine conta a história da banda hardcore que surgiu em Bragança nos anos 1990 para fazer música de protesto. Traz textos, depoimentos, fotos e imagens de materiais da época que ajudam a ilustrar a história da banda, as pessoas envolvidas e a cena contracultural na cidade. Tem 32 páginas e acompanha minipôster (arte feita por Z Aldo) e CD demo Terceiro mundo (1996), incluindo bônus ao vivo de um show de 1995.

O autor

Marlon Maciel trabalha com comunicação há 24 anos. Desenhista e colaborador do Linguiça Bragantina, criou o personagem Humaninho e mantém o perfil @consiencia_citrica no Instagram. Também escreve para o No Front Zine (RJ) e já prepara o lançamento de outras publicações, como “Máscaras”, “Traços do Isolamento”, “Difusão: Uma Invasão Punk no Interior de SP”, entre outros. Publicou seu primeiro fanzine em 1995, o “Contra-informação”.

 

INFORMAÇÕES
O que: Lançamento do zine e bate-papo com autor
Quando: Sábado, 7 de maio, às 15h
Onde: Garaginha do Edith Cultura (Rua Cel. João Leme, 229, Centro, Bragança)
Quanto: Entrada gratuita

Diego Fernandes Escrito por:

Bebedor desenfreado de café, Diego é desenvolvedor front-end e professor. É o fundador do Duofox. Na literatura não vive sem os russos Tolstói, Dostoiévski e Anton Tchekhov e consegue "perder" tempo com autores da terra do Tio Sam, Raymond Chandler e Melville. Acredita que a arte de maneira geral é a única forma de manter o ser humano pelo menos acordado, longe do limbo que pode levar a humanidade à Encruzilhada das Almas.

seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.