Por que ler Os Miseráveis de Victor Hugo é importante ?

Os Miseráveis de Victor Hugo é um clássico universal, embora seja um livro para ser lido por qualquer pessoa (foi escrito com este intuito). É vagaroso, bem descritivo e repleto de digressões (Ações ou resultados de se desviar do assunto tratado, segundo dicionário Aulete)

Mas vale a pena ler este livro do Victor Hugo?

Certamente não é dos livros mais fáceis, mas é de uma construção literária memorável.
Com personagens e enredo acima da média, conta a história de Jean Valjean, um homem muito azarado, com família numerosa, que foi condenado 20 anos a trabalhos forçados, por roubar pão para dar de alimento aos seus sobrinhos.

Após ser discriminado impiedosamente pela sociedade, busca o alento nas leis e providencia divina. Deixando o egoísmo, ganancia, vingança e outros sentimentos humanos de lado.
Sua busca foi ser um homem honrado e digno de respeito.

Jean Valjean tem um perseguidor implacável, chamado Javert, é um inspetor da polícia, rígido, inflexível e incapaz de fazer qualquer tipo de favor ou concessão. Obcecado por justiça, quer prender Jean Valjean a qualquer custo.

Fantine, que foi abandonada pelo namorado grávida, de Cosette, lançada a sorte dos trambiqueiros dos Thernandiers, casal que cuidava de Cosette e aplicava golpes e efetuavam roubos.

Depois de anos de sofrimento, Fantine na desgraça, pagando o que já não podia aos tutores de sua filha Cosette, cai doente, depois de excessos e da vida desregrada como prostituta nas ruas. Deixando Jean Valjean como tutor da pequena Cosette.

Passam-se anos, Javert caça Jean Valjean e Cosette (agora já uma mulher), mudam-se constantemente, para escapar do inquisidor da polícia.

Marius Pontmercy surge na vida de Cosette

Marius Pontmercy é um jovem estudante, e o pretendente de Cosette.Entre encontros e desencontros da vida, se distanciam. Ele acaba tornando-se revolucionário e junta-se a um grupo de amigos na guerra, decidido a morrer. De família rica e monarquista, Marius desentende-se com seu avô Monsieur Gillenormand e decide viver sem auxilio monetário dele.
Deste ponto em diante a história desenrola-se em pequenas tramas repletas de personagens expressivos e que dividem seus problemas insolúveis.

Fica dica de leitura para este grande clássico, Os Miseráveis é sensacional, tenham uma boa leitura!

Diego Fernandes Escrito por:

Bebedor desenfreado de café e averso a picanha, Diego é desenvolvedor front-end e professor. É o fundador do Duofox. Na literatura não vive sem os russos Dostoiévski e Anton Tchekhov e consegue "perder" tempo com autores da terra do Tio Sam, Raymond Chandler e Melville. Acredita que a arte de maneira geral é a única forma de manter o ser humano pelo menos acordado, longe do limbo que pode levar a humanidade à Encruzilhada das Almas.

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *