Toulouse Lautrec – Litografia carregada de amarelo e laranja

 pos2-duofox-lautrec

Toulouse Lautrec (1864-1901), foi um pintor brilhante e um dos precursores do uso da pintura na publicidade, até então não muito utilizada para esta finalidade, devido à dificuldade de meios para reprodução. Destratado pelos pais, devido ao problema nas pernas, Toulouse Lautrec era anão com 1,35m, mesmo sendo herdeiro da grande fortuna de seus pais. Foi extremamente infeliz com sua condição física, motivo de chacota em todos os círculos sociais onde percorria.

Niilista convicto, sentia-se inferiorizado por não atingir as expectativas do pai, vivia alcoolizado e alimentava-se precariamente,  faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo. Toulouse Lautrec achou morada ao lado de gigolôs, prostitutas, dançarinas de cabaré que  abusavam de sua generosidade.

Litografista de mão cheia, deixou um acervo aproximadamente 1000 quadros a óleo, 5000 desenhos, 275 aquarelas e 363 cartazes e gravuras no período de 1888 a 1896.Toulouse Lautrec conhecido pelo pôster Moulin Rouge de 1891 entre obras, foi revolucionário do design gráfico e não só deu vida aos personagens reais de suas telas e pôsteres, como ajudou a definir o rumo do Art Nouveau.

Diego Fernandes Escrito por:

Bebedor desenfreado de café, Diego é desenvolvedor front-end e professor. É o fundador do Duofox. Na literatura não vive sem os russos Tolstói, Dostoiévski e Anton Tchekhov e consegue "perder" tempo com autores da terra do Tio Sam, Raymond Chandler e Melville. Acredita que a arte de maneira geral é a única forma de manter o ser humano pelo menos acordado, longe do limbo que pode levar a humanidade à Encruzilhada das Almas.

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *