Com estilo Dark Tropical, Kikito (PA) apresenta novo single “Sai Dessa”

Música tem participação de Malu Guedelha e vem acompanhada de lyric vídeo, assista aqui:

Aos 23 anos, Kikito já conquistou um bom lugar entre os destaques mais recentes da frutífera música paraense. Nascido em Belém, o guitarrista e compositor dava indícios de que sua musicalidade merecia atenção desde o primeiro single e do EP de estreia,

Aquela velha canção, cultivei em movimento, de 2016. Em 2017, foi vencedor das seletivas do Festival SeRasgum, longevo e expressivo festival independente no Pará, tocando na noite de encerramento daquela edição.

Em 2018, com o primeiro álbum, autointitulado, mostrou que a proposta de reunir a timbragem retrô de sua guitarra com a intervenção de sintetizadores e batidas eletrônicas aflorava num som ora cheio de vigor, ora de calmaria; momentos de introversão e extroversão, como ele mesmo costumava dizer na época.

Neste trabalho, mostrou uma aproximação do rock progressivo e experimental com a música pop e a brasileira, de composições complexas porém fáceis de digerir. Da música brasileira, trouxe referências para montar melodias e arranjos que pudessem interagir naturalmente com a guitarra, viés condutor de suas composições.

O álbum ficou na 22ª posição na lista de 50 melhores álbuns nacionais do site Tenho Mais Discos Que Amigos naquele ano, feito promissor por parte de Kikito frente à grande produção nacional.

Esse bem-dosar no uso das ambiências sintetizadas e da guitarra de múltiplas identidades – às vezes indie, às vezes gótica ou tropicalista -, somado ainda às riquezas da música brasileira – a popular e a regional -, dão o tom das inéditas que o compositor lançou após o álbum de 2018, como apresentado no single “Retina”, de agosto de 2019, e agora reforçado com a nova, “Sai Dessa”.

Neste novo single, ele colabora novamente com Malu Guedelha, que também participou em “Retina”. A composição de “Sai Dessa” mantém reminiscências que vão dá rítmica do samba ao estilão setentista nas cordas, juntando-se ainda efeitos e beats eletrônicos.

À parte o instrumental, “Sai Dessa” é marcada pelos vocais em primeiro plano, limpos, o que privilegia a harmonia formada pelas vozes de Kikito e Guedelha quando se juntam no refrão final.

Esta composição, feita ainda em 2018, surgiu em um  momento de poucas alegrias para Kikito e, por conta disso, ele preferiu se expressar de maneira mais positiva para rebater as dores.

“Em ‘Sai Dessa’, tentei registrar em palavras o que tento dizer a mim mesmo quando vejo que estou me encaminhando ao declínio”, conta ele de maneira pessoal mas que se relaciona com a vida cotidiana de todos. 

O single está disponível nos serviços de streaming através do link: https://tratore.ffm.to/saidessa

Diego Fernandes Escrito por:

Bebedor desenfreado de café e averso a picanha, Diego é desenvolvedor front-end e professor. É o fundador do Duofox. Na literatura não vive sem os russos Dostoiévski e Anton Tchekhov e consegue "perder" tempo com autores da terra do Tio Sam, Raymond Chandler e Melville. Acredita que a arte de maneira geral é a única forma de manter o ser humano pelo menos acordado, longe do limbo que pode levar a humanidade à Encruzilhada das Almas.

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *