Ele está no meio de nós – Uma obra sobre o povo das ruas de Guilherme Moura Brito

Ele está no meio de nós é um livro que fala do povo das ruas. Essa obra de Guilherme Moura Brito veio para escancarar as mazelas das pessoas que ninguém quer enxergar. Um livro em forma de documentário que fala muito sobre aquilo que muitos não querem mostrar.

Relatos de vivência e convivência

O livro é um relato sobre a vivência com a população vunerável da cidade de São Paulo, e um documento que registra o trabalho árduo do padre Júlio Lancellotti frente à pandemia. O autor acompanhou durante meses, num processo imersivo, as ações do padre Júlio.

A figura de Lancellotti, austera e acolhedora ao mesmo tempo, nos mostra como deve ser verdadeiramente a missão do ser humano que carrega em si o famoso “Dom de Deus.” E Guilherme retrata muito bem isso em seu mais novo livro.

ele está no meio de nós
Caminhando à esquerda, o autor, Guilherme Moura, seguindo o padre Júlio Lancellotti pelas ruas próximas à paróquia de São Miguel Arcanjo, na Mooca.

A leitura é rápida, prazerosa e reveladora. Mostra como funciona toda a engrenagem por trás do trabalho  executado pelo padre e seus apoiadores. Esses, são pessoas comuns, mas que tem dentro de si o desejo de ajudar, sem querer nada em troca.

E um ponto a ser ressaltado, o que Guilherme Moura quis mostrar aos leitores no livro vai além de dados estatísticos, fotos, depoimentos e informações oriundas de pesquisas.

Guilherme Moura fez o que muitos não fazem, decidiu escrever um livro a partir da convivência com o povo das ruas. Nas palavras do autor “Não se trabalha com o povo das ruas, se convive com eles.”

Qual é a missão do padre Júlio Lancellotti?

E o padre, qual sua missão? Como ele aparece nas páginas desse livro? A leitura nos permite enxergar como servir e se aproximar do outro, em situação de vunerabilidade, é uma experiência única de troca.

O padre Júlio e quem está envolvido em suas ações de acolhimento do outro, não só ensina, se doa, mas principalmente e muito mais, aprende e recebe. E é incrível pensar e entender que abraçar e garantir as necessidades básicas das pessoas que estão nas ruas é só a ponta do iceberg.

O livro conta apenas um pedaço da nobre missão que o padre Júlio carrega nos ombros.

O livro de Guilherme faz com que o leitor entenda de forma quase poética como é a vida do povo das ruas, e como um trabalho que vem da alma pode transformar a vida de pessoas.

Ele está no meio de nós
O livro Ele está no meio de nós estará em todas as livrarias após o lançamento oficial, dia 18 de dezembro. Esse é o quarto livro do autor.

A amplitude do livro

Ele está no meio de nós é livro amplo para caber numa resenha como essa. Os capítulos curtos e com fotos documentam com riqueza de impressões a gigantesca missão do padre Júlio Lancellotti.

Um livro bem escrito. Completo em sua essência. Obra obrigatória a todos que querem compreender melhor os rumos que o nosso país está tomando, e quanto vale as muitas vidas que habitam as ruas cinzentas e frias do nosso país.

Felipe Terra Escrito por:

Professor e amante da arte literária, atua na área da educação desde 2011. Viciado na música de Bach, Mozart e Chet Baker, e na literatura de Raymond Chandler, Ross Macdonald e Paul Auster. Ama escrever e acredita que poderia ler mais, porém, precisa dormir, infelizmente. Consegue passar horas jogando pôquer ou xadrez com os amigos. Degustar pizzas de queijo e bacon é um dos passatempos prediletos em horas de fome extrema.

seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.