‘Fest Band – Amplificando a Cena’ traz ações para mitigar o impacto da pandemia (COVID-19) no setor musical da região bragantina

De 26/02 a 16/03: Primeira edição digital e transmídia tem Shows, Conferência, Podcast e Playlist, além de ações paralelas como Campanha de Crowdfunding e Mapeamento do Setor

Aguardado pela cena musical e público da região bragantina, o tradicional festival ‘Fest Band’ dá início a sua 1ª edição digital e transmídia no dia 26 de fevereiro de 2021. A abertura do “Fest Band – Amplificando a Cena” acontece em uma data simbólica, exatamente um ano após a data de confirmação do primeiro caso da Covid-19 no Brasil.

O festival, que chega em um momento de grande fragilidade econômica para profissionais da música de todo o país, foi contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc , no edital ProAC Expresso LAB Nº 40/2020 – Produção de Festivais , e alinha-se a realidade atual para realizar uma série de ações que pretendem contribuir para mitigar as consequências da pandemia no setor musical local.

“A data de início do festival é emblemática. Exatamente um ano após o primeiro caso de covid-19 ser confirmado país. Desde então, muitos de nossos colegas passarem por dificuldades financeiras significativas.

O setor praticamente parou. Muitos artistas, técnicos e profissionais da música perderam sua fonte de renda. Sentimos que era hora de ativar a rede, pensar em algo e assim surgiu o projeto. Queremos multiplicar a verba que recebemos do ProAC para que o recurso chegue até o maior número de profissionais envolvidos e, para isso, contamos com o público do festival.” Comenta, Alexandre Beraldo, integrante da TAPA, coletivo que produz o projeto.

Festband2019

“Pretendemos dar visibilidade aos artistas e arrecadar recursos que serão revertidos para esses profissionais. Para assegurar que o recurso do edital chegue a esse público, os músicos selecionados são 100% da região Bragantina (das cidades Atibaia, Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia e Nazaré Paulista) e 90% da equipe de produção também.

 Já na pré-produção, o projeto irá gerar renda para os fornecedores locais. Nessa fase serão beneficiados 96 músicos e uma ficha técnica que gira em torno de mais 40 profissionais, mas, com o fundo muito mais gente será beneficiada.” Fabrício Fonseca, também da TAPA.

O festival se valerá da potência de alcance e articulação da internet para sensibilizar o público para a causa, exibindo sua programação e ações de divulgação em diferentes mídias online: InstagramFacebookSpotify, ZoomYoutube e site do Projeto, além das ações de divulgação via whatsapp e campanha de arrecadação no Benfeitoria.   

festaband2019

A programação do festival, acontece de sexta a terça-feira (até 16/03) e será composta por Mostra Fest Band – Amplificando a Cena; Conferência Digital: Música e Mercado na Região Bragantina; Mapeamento da Cadeia Criativa Fest Band, PodCast e Playlist, e lançamento do Fundo Fest Band – com campanha de crowdfunding.

Breve histórico: Fest Band: Amplificando a cena desde 1994

Realizado pela 1ª vez em 1994, em Bom Jesus dos Perdões, o festival tornou-se conhecido na região e aconteceu até 2005. O evento ganhou fôlego novo quando, em 2017, o coletivo TAPA – Trupe de Artistas Perdoenses Associados resgatou e produziu o Fest Band – Reload. Em 2019, evento tomou maiores proporções, pois, com prêmio do ProAC, o evento ganhou condições para realizar a edição comemorativa de seus 25 anos de forma ampliada, circulando por Atibaia e Nazaré Paulista.

A programação foi além dos shows competitivos e agregou atividades formativas e de fomento à classe musical.  Em 2020, com a parceria consolidada com a agência Locomotiva Cultural, mais um projeto foi aprovado no ProAC, e a edição ‘Fest Band – Amplificando a Cena’ será novamente realizada pela TAPA e o estúdio  Logika – Projetando Ideias, com ações propositivas para valorizar e fomentar a cena, atualmente arrefecida pela pandemia.

Programação*

  1. Mostra Fest Band – Amplificando a Cena
    De 26/02 a 13/03. Sextas e Sábados, das 21h às 22h30.
    Plataformas: Youtube, com retransmissão no Instagram e Facebook.
    Ingressos: ‘Pague o Quanto Puder’.
    Descrição: Shows de 24 bandas (96 músicos) da região bragantina
  1. Conferência Digital: Música e Mercado na Região Bragantina
    De 01 a 16/03. Segundas e Terças – feiras, das 20h às 21h.
    Plataformas: Zoom, com retransmissão no Instagram e Facebook
    Ingressos: ‘Pague o Quanto Puder’

 

  1. PodCast ‘Amplificando a Cena’ (24 episódios).
    Exibição: De 28/02 a 14/03. Domingos, às 18h.
    Plataformas: Spotify com post do link no Facebook e Instagram do projeto
    Acesso: público e gratuito.

 

  1. Playlist: Coletânea Fest Band – Amplificando a Cena
    Lançamento: A partir de 01/03
    Plataformas: Spotify, com chamadas em posts do Instagram e Facebook
    Acesso: Público e gratuito.

Ações paralelas:

  1. Campanha Fundo Fest Band:
    Período: 10/02 a 16/03:
    Plataformas: Benfeitoria (Crowdfunding):
    PicPay (Doações diretas e Ingressos ‘Pague quanto puder’) – QR Code no site.
    Loja Fest Band online (no Instagram do projeto)
  1. Mapeamento da Cadeia Criativa Fest Band
    De 10/02 a 16/03. Sexta-feira.
    Inscrições: site do projeto

*Programação e descrição completa: https://www.festbandoficial.com/

Diego Fernandes Escrito por:

Bebedor desenfreado de café e averso a picanha, Diego é desenvolvedor front-end e professor. É o fundador do Duofox. Na literatura não vive sem os russos Dostoiévski e Anton Tchekhov e consegue "perder" tempo com autores da terra do Tio Sam, Raymond Chandler e Melville. Acredita que a arte de maneira geral é a única forma de manter o ser humano pelo menos acordado, longe do limbo que pode levar a humanidade à Encruzilhada das Almas.

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *