Revoada – jazz com experimentalismo do duo paulistano Radio Diáspora

Revoada marca mais um lançamento do duo de free jazz paulistano, Radio Diáspora. Romulo Alexis (trompete) e Wagner Ramos (bateria) são uma máquina de produção, visto que eles têm seis anos de existência como duo. Esse trabalho já é o oitavo da carreira entre lançamentos autorais e discos em parceria com outros músicos.

O disco foi lançado em março de 2020 e possui tudo que se espera de um duo engajado na sua arte e na sua representatividade. São 12 músicas no total !!

Entre uma música e outra, pequenas faixas com média de um minuto e meio que podemos classificar assim como ensaios de um free jazz avassalador e pungente. Um pré-anúncio para a próxima música.

Destacamos para nosso leitor algumas faixas que mais nos chamaram a atenção:

A faixa de abertura – MLK:
Que anúncio, trompete em riste, sincronizado com a bateria plural, ritmo típico de um duo servindo de base para os samplers destruidores do famoso discurso de Martin Luther King. O resultado é fenomenal e aqui sim, neste trabalho destes dois músicos encontra sentido amplo. Confesso que outras bandas fizeram algo parecido em suas músicas usando esse discurso. Um exemplo é Madagascar, do famigerado Chinese Democracy do Guns N´ Roses, mas a intenção beira o fracasso.

A terceira faixa – ELZA PASSOS
Instrumental bem legal, bateria bem presente, percussão de pratos e chimbal continuada, enquanto pequenos nuances de trompete cortam a melodia feito faca, juntamente com os samplers eletrônicos.

A quinta faixa – KALIMBA
Aqui o ritmo cai um pouco, bem menos frenético e mais cool jazz
Canção instrumental maravilhosa, reflexiva. Coloca a mente para trabalhar, pensar na sociedade massacrante em que vivemos.

A sétima faixa – MELODIA
O começo é maravilhoso, uma melodia de base , dançante que fica nessa toada até o final da música, enquanto bateria e trompete se juntam a ela para potencializar o som. Mais inserção de vozes sampleadas por volta do um minuto e quarenta e quatro.

Finalizando – a faixa DESPREZO
Adoramos esse som. Aqui temos algumas influencias bem legais como funk/soul, além de batidas de samba. O começo é bem funkeado, com trompete e bateria destruindo no ritmo. Faixa de protesto, assim como o disco todo, reverberando este eco por reflexão e mudanças.

Ouvindo atentamente o disco Revoada, podemos tirar uma conclusão válida e óbvia. A Rádio Diáspora possui uma artilharia pesada!!!

O trompete é uma bazuca, e a bateria, uma explosão de granadas em série!
Estamos em guerra permanente e só se ganha quem está munido de arte, educação, informação!! Verdadeiros patrimônios na construção de uma sociedade menos hostil e mais humana.

Ouçam o disco na integra aqui:

Tito Cepoline Escrito por:

Entrou para compor o timaço do podcast ABUTRES NÃO OUVEM JAZZ, formando o power trio mais improvável e pra lá de especial. Apaixonado por viagens e artes no geral, em especial a música, tem ouvido aberto para vários estilos, alguns bem peculiares e passeia na linha que vai do jazz ao hardcore. Viagens e Música não são meros itens na prateleira!! Seguindo essa máxima, segue na luta diária de promover, divulgar, incentivar cultura, arte independente, lugares pitorescos, praias belíssimas que tanto são necessários para nossa sobrevivência!!

2 Comentários

  1. fevereiro 11, 2021
    Responder

    Massa! Fiquei com vontade de ouvir !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *