#Abutres não ouvem jazz – EP42 – Filmes melhores que os livros que os inspiraram


Praticamente todo mundo sabe e reconhece que os livros escritos superam as produções nas telonas, por isso não vamos discutir isso aqui.

Nesse episódio do podcast, Fabiana Pereira, Diego Fernandes, Tito Cepoline e Felipe Terra comentam alguns filmes que por incrível que possa parecer, superaram os livros.

Sinta-se em casa, esse é mais um episódio do seu querido abutres não ouvem jazz. Boa audição!

Algumas curiosidades e apontamentos para complementar esse episódio

Tubarão
Steven Spielberg, 1975 – baseado em Jaws, de Peter Benchley

O livro de Peter Benchley é bacana. Ainda assim, existem algumas subtramas que não fizeram falta no filme de Spielberg. Através da adaptação, o diretor preservou o clima de crítica social presente na literatura, enquanto conseguiu tornar o tubarão algo ainda mais assustador e ominoso.

Apesar do sucesso comercial, o livro de Peter Benchley não agradou à crítica, que via problemas na prosa e na caracterização dos personagens. Mas Steven Spielberg gostou, e é isso que importa, certo? …

Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity, na Nova Inglaterra, virou refeitório de um gigantesco tubarão branco.

O chefe de polícia Martin Brody quer fechar as praias, mas o prefeito Larry Vaughn não permite, com medo de que o faturamento com a receita dos turistas deixe a cidade sem recursos.

O cientista Matt Hooper e o pescador Quint se oferecem para ajudar Brody a capturar e matar a fera, mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.

Um Sonho de Liberdade
Direção Frank Darabont, 1994 – baseado na novela Rita Hayworth and Shawshank Redemption de Stephen King

Ironicamente, o filme, que tem como base a novela de Stephen King Rita Hayworth and Shawshank Redemption, entrou para a história do cinema como um dos filmes mais queridos pelo mesmo público que o rejeitara nas bilheterias.

Bateu o recorde de locações de vídeo em 1995 e figura há anos no topo dos 250 melhores filmes do IMDB, que leva em conta a nota dos usuários. O filme também aparece na lista de American Film Institute entre as melhores produções norte-americanos de todos os tempos.

Ele acompanha a história do banqueiro Andy Dufresne, que é sentenciado a prisão perpétua na Penitenciária Estadual de Shawshank pelo assassinato de sua esposa e do amante dela.

Pelas duas décadas seguintes, Andy faz amizade com o colega detento e contrabandista Ellis Boyd “Red” Redding e torna-se uma peça importante no esquema de lavagem de dinheiro realizado por Samuel Norton, o diretor de Shawshank.

Stephen King nunca descontou o cheque de US$ 5 mil que recebeu pela venda dos direitos de adaptação.

História que deu origem ao filme foi publicada na mesma coleção que deu origem a O Aprendiz e Conta Comigo.

Rita Hayworth and Shawshank Redemption foi publicada originalmente em Different Seasons(Quatro estações), coleção de novelas curtas de Stephen King que também inclui Apt Pupil (que deu origem O Aprendiz) e The Body (que deu origem a Conta Comigo, 1986).

The Breathing Method é a única história da coleção que não foi adaptada ao cinema.

# Abutres não ouvem jazz – EP30 – Stanley Kubrick

# Pingado Matutino – Episódio 1 – Organização, filmes e livros na quarentena

# Abutres não ouvem Jazz – Ep.28 – Filmes de terror para não assistir sozinho

 

 

Tito Cepoline Escrito por:

Entrou para compor o timaço do podcast ABUTRES NÃO OUVEM JAZZ, formando o power trio mais improvável e pra lá de especial. Apaixonado por viagens e artes no geral, em especial a música, tem ouvido aberto para vários estilos, alguns bem peculiares e passeia na linha que vai do jazz ao hardcore. Viagens e Música não são meros itens na prateleira!! Seguindo essa máxima, segue na luta diária de promover, divulgar, incentivar cultura, arte independente, lugares pitorescos, praias belíssimas que tanto são necessários para nossa sobrevivência!!

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *