# ABUTRES NÃO OUVEM JAZZ – EP5 – CRASS & BAD BRAINS

Esse episódio do nosso podcast está violentamente LINDO!!! 

CRASS e BAD BRAINS, vamos falar sobre a arte absurda que essas bandas criaram, e seu impacto na música do it yourself. Bora com a gente, adentrar no universo explosivo e caótico dessas duas bandas!

Diego Fernandes, Tito Cepoline, Felipe Terra e uma convidada mais que especial, Fabiana Ramos, vocalista da Banda Deskraus de Bragança Paulista, comandam o episódio de hoje sobre duas bandas revolucionárias que elevaram o movimento punk/hardcore num patamar jamais sonhado.

Para os mais curiosos seguem algumas informações complementares.

CRASS
  • O disco de estréia do Crass – Feeding of 5000 Thousands – estava para ganhar disco de platina na época do lançamento do seu livro, Eles nos devem uma vida – Crass: Escritos Diálogos em 2017.
  • A banda tocou uma única vez no tradicional ROCK AGAINST RACISM – e o motivo foi que o produtor queria pagar cachê para banda, que prontamente foi recusado, mas o produtor insistiu dizendo que o dinheiro era a causa do Fest.
  • O tão sonhado festival de Stonehenge, vislumbrado por Wally Hope, durou até 1984, quando foi completamente extinto do calendário do país pela ex-primeira ministra, Margaret Thatcher, ano inclusive que coincide com o final da banda e de seu último registro em disco.
BAD BRAINS
  • Um fato interessante que citamos no podcast é que no ano de 1985, a música, Pay to Cum, primeiro single de sucesso do Bad Brains foi apresentada no filme After Hours, do renomado diretor Martin Scorsese.
  • Nossos “heróis” brazucas fizeram covers de uma música do primeiro disco da banda – Sailing On 
    Max Cavalera e sua banda Soulfly regravaram ela em 2008 e saiu no disco Conquer.
    A faixa acaba num dub lindo. Bem fiel ao original e com os vocais característicos de Max.
  • A banda Facada, de Fortaleza, regravou a mesma música coincidentemente, e saiu em 2017, pela Laja Recs, no seu belíssimo disco de covers Nenhum Puto de Atitude. Aqui a versão é da velocidade da luz e com vocais ultra guturais, a banda conseguiu desconstruir essa canção com maestria típica das bandas fodas de grindcore.

Soulfly Sailin’On

Facada Sailin’On (by Bad Brains)

Trilha sonora deste episódio:
Crass- Punk Is Dead
Crass – Bata Motel
Crass – Do They Owe Us a Living?
Bosta Rala – Idiota
Execradores / Metropolixo – Ideologicamente Perigosos
Bad Brains – Pure Love
Bad Brains – Big Take Over
Bad Brains – Banned in D.C.

Felipe Terra Escrito por:

Professor e amante da arte literária, atua na área da educação desde 2011. Viciado na música de Bach, Mozart e Chet Baker, e na literatura de Raymond Chandler, Ross Macdonald e Paul Auster. Ama escrever e acredita que poderia ler mais, porém, precisa dormir, infelizmente. Consegue passar horas jogando pôquer ou xadrez com os amigos. Degustar pizzas de queijo e bacon é um dos passatempos prediletos em horas de fome extrema.

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *