Couro de Gato – Uma História do Samba

Couro de gato – Uma história do samba descreve o Rio de Janeiro negro, mágico e trágico, do final do século XIX e início do século, dialoga sobre a revolta da vacina, da chibata, da destruição dos morros para tentar transformar Rio em Paris, construção dos fortes para vencer os franceses, além de outras histórias, das quais fazem parte Tia Ciata, Donga, Sinhô, Pixinguinha, da Praça 11, da Penha, do Morro do Castelo, do violão, do feitiço e da navalha. Além dos personagens como Noel Rosa, Ismael Silva e Cartola.

couro de gato 1

Embora trate dos fatos reais com personagens reais, o fio condutor é um músico fictício, Camunguelo. É através dele que observamos o crescimento da cidade e o desenvolvimento de sua música. Ilustrada com xilogravuras do artista-plástico João Sánchez, a HQ tem roteiro de Carlos Patati. O livro foi produzido lentamente, durante anos, e nesse tempo de elaboração foi conquistando a admiração de outros grandes autores de quadrinhos e da literatura brasileira, de Julio Shimamoto e Lourenço Mutarelli a Braulio Tavares.

Couro de gato 2

Algumas vezes, remete a antigas histórias, como as escritas por Robert Crumb em sua Graphic Novel chamada Blues. Com sofrimento do povo, regada a bebida alcoólica, ritos religiosos, musica seminal e todas as dificuldades que os primeiros escravos libertos passaram. ótima leitura, fica a dica!

Diego Fernandes Escrito por:

Bebedor desenfreado de café e averso a picanha, Diego é desenvolvedor front-end e professor. É o fundador do Duofox. Na literatura não vive sem os russos Dostoiévski e Anton Tchekhov e consegue "perder" tempo com autores da terra do Tio Sam, Raymond Chandler e Melville. Acredita que a arte de maneira geral é a única forma de manter o ser humano pelo menos acordado, longe do limbo que pode levar a humanidade à Encruzilhada das Almas.

seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *