# Abutres não ouvem Jazz – Ep.27 – Dinah Washington & Nina Simone

 

Em uma semana em que se fala muito sobre consciência negra, algo que na opinião dos abutres desse podcast não se deveria falar apenas no dia 20 de Novembro, mas sempre e a todo momento até despacharmos o racismo e o preconceito para outra galáxia, trouxemos um episódio sobre duas belas vozes femininas do jazz, blues e soul.

Nina Simone e Dinah Washington, essas duas mulheres, que ao longo da carreira enfrentaram uma sociedade racista, desafios para conquistar o devido espaço e muitas outras dificuldades, mas que, através da música, nos deixou um legado maravilhoso e podem ser consideradas símbolos do empoderamento feminino se fazem presentes nesse podcast sobre jazz.

Felipe Terra e Tito Cepoline ( a outra raposa, Diego Fernandes teve um problema técnico de dor de cabeça e ficou de molho) apresentam o episódio 27 sobre Dinah Washington e Nina Simone. Boa audição!

ABAIXO, ALGUMAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS PARA COMPLEMENTAR ESSE EPISÓDIO.

DINAH WASHINGTON  

Dinah Washington nasceu em 29 de agosto de 1924, . Washington foi uma versátil cantora de R&B do final dos anos 1940 e 1950, que conquistou o público pop perto do fim de sua curta vida.
 
Washington cresceu em Chicago e mostrou seu talento desde cedo. Ela tocava piano para o coro de sua igreja enquanto ainda estava na escola primária e liderava o coro no início da adolescência. Depois de vencer um concurso de talentos local, ela abandonou o colégio aos 15 anos para se juntar aos Sallie Martin Gospel Singers e começou a se apresentar em clubes de Chicago.
 
Assim, Washington já era uma intérprete experiente quando, aos 19 anos, foi ouvir Billie Holiday se apresentar. Ela cantou para o dono do clube, que a contratou para se apresentar na segunda sala do clube. Ela ficou lá por um ano, e foi quando ela adotou seu nome artístico; ela tinha nascido Ruth Jones.
 
Foi onde Lionel Hampton a ouviu cantar e ficou impressionado o suficiente para contratá-la como cantora de sua banda. Washington fez sua primeira gravação em dezembro de 1943, apoiada pela banda de Hampton; na primavera de 1944, “Evil Gal Blues” chegou ao top ten da parada de R&B.
 
Washington deixou a banda de Hampton em 1946 e assinou contrato solo com a Mercury Records. Mercury começou a lançar singles em 1948, e Washington teve um sucesso notável. Entre 1948 e 1955, ela alcançou 27 maiores sucessos na parada de R&B, chegando até mesmo às paradas pop algumas vezes – com “I Wanna Be Loved” em 1950 e “Teach Me Tonight” em 1954 – uma ocorrência relativamente rara em uma época em que as estações de rádio eram estritamente segregadas.
 
E esses sucessos cobriram uma ampla gama musical. Washington se sentia em casa com os padrões do Tin Pan Alley, covers de sucessos pop recentes, jazz e blues, até mesmo músicas de blues bastante picantes como “Long John Blues”, em que ela cantava sobre um dentista que “enchia todo o seu interior” com sua “broca de confiança”. Para alguns fãs que a seguiram desde seus primeiros dias no clube de Chicago, porém, essa versatilidade era um problema; eles pensavam em Washington como uma cantora de jazz promissora que estava desperdiçando seu talento com boatos populares.
 
No final dos anos 1950, a ascensão do rock’n’roll estava começando a quebrar as barreiras raciais nas rádios americanas, e estava se tornando mais fácil para os cantores negros passarem para as rádios brancas / pop. Washington teve seu primeiro hit pop top dez em 1959 com uma de suas canções de assinatura, “What a Diff’rence a Day Makes.” Ela seguiu com um álbum de duetos de sucesso com Brook Benton, outro cantor popular com o público R&B e pop; eles tiveram dois grandes sucessos, “Baby (You Got What It Takes)” e “A Rockin ‘Good Way”.
 
A essa altura, Washington era popular o suficiente para atrair grandes públicos em Las Vegas, mesmo quando suas participações não eram bem divulgadas com antecedência. E isso acontecia com bastante frequência, de acordo com seu amigo Tony Bennett: “Ela costumava entrar com duas malas em Las Vegas sem ser reservada. E ela tinha acabado de entrar e colocar as malas no chão. E ela dizia ‘estou aqui, chefe’. E ela ficaria o tempo que ela quisesse. “
 
Em 14 de dezembro de 1963, o marido de Washington acordou e a encontrou na cama, inconsciente e sem resposta. Um médico foi chamado e a declarou morta. Uma autópsia determinou que ela havia tomado uma overdose de insônia e pílulas dietéticas. Ela tinha 39 anos.

Algumas aparições importantes de Dinah Washington

1950 e 1956
Participa de um fest de jazz chamado – Cavalcade of Jazz, na região de L.A (em 1956 ao lado de Little Richard

1955 e 1959
Duas aparições no Newport Jazz Festival

1959
Randalls Island Jazz Festival na cidade de Nova York

1962
International Jazz Festival em Washington DC

Figurinha carimbada em shows frequentes no Birdland (1958, 1961–62)

Além de performances ao vivo em 1963 com Count Basie e Duke Ellington.Ela era conhecida por seu temperamento e explosões de agressão. Em 1985, Simone disparou uma arma contra um executivo de uma gravadora, a quem acusou de roubar royalties.

NINA SIMONE

Em 1995, enquanto vivia na França, ela atirou e feriu o filho de seu vizinho com uma arma de ar comprimido depois que a risada do menino perturbou sua concentração e ela percebeu que as desculpas vindas do vizinho para as suas queixas eram como insultos raciais. Ela foi sentenciada a oito meses de prisão, que foi suspensa enquanto se aguarda uma avaliação psiquiátrica e tratamento.

Simone só foi diagnosticada corretamente com transtorno bipolar no final dos anos 1980.
De acordo com um biógrafo, Simone tomou medicamentos a partir de meados da década de 1960, embora isso supostamente só fosse conhecido por um pequeno grupo de pessoas que conviviam mais de perto com ela.

Após sua morte, o medicamento foi confirmado como o antipsicótico Trilafon, que os amigos e cuidadores de Simone às vezes misturavam secretamente em sua comida quando ela se recusava a seguir seu plano de tratamento.

Este fato foi mantido fora da vista do público até 2004, quando uma biografia, Break Down and Let It All Out ,escrita por Sylvia Hampton e David Nathan , foi publicada postumamente.

A cantora e compositora Janis Ian,ex-amiga de Simone, relatou em sua autobiografia Society’s Child: My Autobiography, dois exemplos para ilustrar a volatilidade de Simone: um incidente em que ela forçou o caixa de uma loja de sapatos, sob a mira de uma arma, a retirar um par de sandálias que já usava; e outro em que Simone exigia o pagamento de royalties da própria Ian em troca de ter gravado uma das canções de Ian e, em seguida, arrancado um telefone público da parede quando foi recusado.

Nina Simone ganhou as telas de cinema em algumas oportunidades
O documentário Nina Simone: La Légende (A Lenda) foi realizado nos anos 1990 por cineastas franceses e baseado em sua autobiografia I Put a Spell on You;

Uma parte da filmagem de The Legend foi tirada de um documentário biográfico anterior de 26 minutos por Peter Rodis, lançado em 1969 e intitulado simplesmente Nina;

Sua performance filmada em 1976 no Montreux Jazz Festival está disponível em vídeo cortesia da Eagle Rock Entertainment e é exibido anualmente na cidade de Nova York em um evento chamado “A Ascensão e Queda de Nina Simone: Montreux, 1976″, com curadoria de Tom Blunt; Um filme biográfico chamado Nina foi lançado em 2016, estrelado por Zoe Saldanaque com direção de Cynthia Mort

Em 2015, foram lançados dois documentários sobre a vida e a música de Simone. O primeiro, dirigido por Liz Garbus, What Happened, Miss Simone? foi produzido em cooperação com a propriedade de Simone e sua filha, que também atuou como produtora executiva do filme.

O segundo documentário, The Amazing Nina Simone é um filme independente escrito e dirigido por Jeff L. Lieberman , que inicialmente consultou a filha de Simone, Lisa antes de seguir o caminho independente e depois trabalhou em estreita colaboração com os irmãos de Simone. O filme estreou nos cinemas em outubro de 2015, e desde então já foi exibido em mais de 100 cinemas em 10 países.

Músicos que citaram a importância de Nina Simone para sua formação e influência musical
Elton John (que deu o nome dela a um de seus pianos), Madonna , Aretha Franklin , Adele , David Bowie ,

Boy George , Emeli Sandé , Janis Joplin , Nick Cave , Van Morrison , Christina Aguilera , Kanye West , Bono , Cat Power , Lana Del Rey, Ian MacKaye, e muitos tantos outros
John Lennon citou a versão de Simone de ” I Put a Spell on You ” como uma fonte de inspiração para a canção dos Beatles ” Michelle “.

A cantora americana Meshell Ndegeocello lançou seu próprio álbum tributo Pour une Âme Souveraine: A Dedication to Nina Simone em 2012.

No final de 2019, o rapper americano Wale lançou um álbum intitulado Wow … That’s Crazy , contendo uma faixa chamada “Love Me Nina / Semiautomatic”, que contém clipes de áudio de Simone.

Em 2002, a cidade de Nijmegen, Holanda, (onde Nina viveu alguns anos no final dos 80) batizou uma rua em sua homenagem, como “Nina Simone Street”:

Em agosto de 2005, ainda na cidade de Nijmegen, a sala de concertos De Vereeniging, com mais de 50 artistas (entre os quais Frank Boeijen, Rood Adeo e Fay Claassen) homenagearam Simone com o concerto de tributo Greetings from Nijmegen .

Em 2009 , Simone foi introduzida no Hall da Fama da Música da Carolina do Norte.
Em 2010, uma estátua em sua homenagem foi erguida na Trade Street em sua cidade natal, Tryon , Carolina do Norte.

Em 2018, Simone foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame.
Em 2019 , O Proms ou BBC Proms (uma temporada de verão de oito semanas de concertos diários de música clássica orquestral e outros eventos realizados anualmente, predominantemente no Royal Albert Hall, na região central Londres) prestou uma homenagem a Nina Simone – um baile intitulado Mississippi Goddamn – é apresentado pelo Metropole Orkest no Royal Albert Hall liderado por Jules Buckley, Ledisi, Lisa Fischer e Jazz Trio.

# Abutres não ouvem jazz – EP17 – Sarah Vaughan & Bessie Smith

# Abutres não ouvem jazz – EP14 – Charles Mingus x Dexter Gordon

# Abutres não ouvem jazz – Episódio 3 – Miles Davis e John Coltrane

 

Felipe Terra Escrito por:

Professor e amante da arte literária, atua na área da educação desde 2011. Viciado na música de Bach, Mozart e Chet Baker, e na literatura de Raymond Chandler, Ross Macdonald e Paul Auster. Ama escrever e acredita que poderia ler mais, porém, precisa dormir, infelizmente. Consegue passar horas jogando pôquer ou xadrez com os amigos. Degustar pizzas de queijo e bacon é um dos passatempos prediletos em horas de fome extrema.

seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *