Danilo Penteado homenageia Charlie Parker e Tom Jobim em parceria com Carlos Rennó

Um dos nomes de referência da nova cena de samba paulistana, o cantor, multi instrumentista e compositor Danilo Penteado está lançando uma série de canções reunindo parcerias gravadas à distância durante o atual período de isolamento social e que serão reunidos em um álbum pela YB Music. “Ornitologia” é sua primeira parceria com Carlos Rennó e conta com um dueto com a cantora Paula Mirhan. A faixa está disponível em todos os serviços de música digital e ganha um vídeo.

Ouça “Ornitologia”: https://smarturl.it/Ornitologia 
Veja o vídeo: https://youtu.be/-e7YlNK6O5Q 

A letra de Rennó foi escrita originalmente para “Ornithology”, clássico do saxofonista Charlie Parker (conhecido como “Bird” e criador do bebop), mas não foi lançada por questões de direitos autorais. Então Danilo musicou essa letra, transformando-a num samba inspirado em Tom Jobim (nosso “Passarim”). A música conta com participação do Meno Del Picchia no baixo e do Lucas Casacio na bateria.

Carlos Rennó é um dos mais renomados compositores paulistanos e seus principais parceiros foram os músicos Arrigo Barnabé e Tetê Espíndola na época da vanguarda paulista. Já Paula Mirhan é integrante da Filarmônica de Pasárgada e da Orquestra Mundana Refugi (com Penteado) e atualmente divulga seu primeiro disco solo “Petróleo”.

O projeto dos sambas de quarentena de Danilo contou já com canções com Ná Ozzetti, César Lacerda, Rômulo Fróes e Alice Coutinho. Seu lançamento mais recente é a potente “É a esperança”, colaboração onde os versos de Luiz Tatit – que letrou a música de Penteado -, se unem ao vocal de Maurício Pereira, cantor convidado na gravação. 

Assista ao clipe  “É a esperança”: https://youtu.be/rH75o-_8lDE

Esse lado de criação inquieta e estudiosa marca a obra de Danilo Penteado, cujo trabalho passa por projetos premiados e renomados como o Quatro a Zero, Palavra Cantada e SINAMANTES, além de dividir palco com muitos outros artistas.

Danilo fez sua estreia solo com o disco “Ling Leng” (2019), onde aperfeiçoou as habilidades usadas nesse projeto de sambas que serão reunidos em um álbum. O músico está gravando todos os instrumentos (exceto bateria e percussões), mixando em casa e convidando intérpretes para cantá-los, cada um trazendo uma identidade. “Ornitologia” está disponível em todas as plataformas de streaming via YB Music.

Ouça “Ornitologia”: https://smarturl.it/Ornitologia 
Veja o vídeo: https://youtu.be/-e7YlNK6O5Q 

Ficha técnica
Paula Mirhan: voz
Danilo Penteado: violão, cavaquinho, voz
Lucas Casacio: bateria e percussão
Meno Del Picchia: baixo acústico
Produzido e mixado por Danilo Penteado
Masterizado por Jonas Tatit
Vídeo editado por Lucas Casacio
Foto do single: Flora Figueiredo

Letra
Há aves que avoam como naves
Há aves que povoam, rasgam o ar
Algumas migram pelo mar
Umas rebrilham tais e quais metais
Umas resistem pelos pantanais
Algumas nem existem mais
E tem mais
Umas tem plumas ornamentais
Umas tem timbres suaves
Assim o passarinho é das aves
A ave da mais leve asa veloz
A ave da mais bela voz
Ávida de canto e encantação
Ávida de vôo e renovação
De seda e de sedução
Revoa, voa, soa e ressoa
Ave, ave!
Avião!

Diego Fernandes Escrito por:

Bebedor desenfreado de café, Diego é desenvolvedor front-end e professor. É o fundador do Duofox. Na literatura não vive sem os russos Tolstói, Dostoiévski e Anton Tchekhov e consegue "perder" tempo com autores da terra do Tio Sam, Raymond Chandler e Melville. Acredita que a arte de maneira geral é a única forma de manter o ser humano pelo menos acordado, longe do limbo que pode levar a humanidade à Encruzilhada das Almas.

seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *